Sobre Nós
SOBRE NÓS
A Santa Casa da Misericórdia do Cadaval desenvolve as suas obras sociais no âmbito das seguintes Respostas Sociais e Atividades.
- Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI)
- Centro de Dia (CD)
- Serviço de Apoio Domiciliário (SAD)
- Creche e Jardim de Infância “As Pintinhas”.
- Habitação Social -Vivendas Unifamiliares
- Farmácia Oficina
- Casa Agrícola
- Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social e RSI
- Alojamento Local/AL - Mª Violeta Tourism - Apartments I e II
Todas as respostas sociais e atividades estão dotadas de Recursos Humanos capacitados para responder aos desafios que diariamente lhes são colocados, procurando sempre aceder às necessidades da comunidade e do concelho do Cadaval, cumprindo a sua Missão e o seu Compromisso.
Depois da constituição da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no ano de 1574 por iniciativa do Frei Miguel Contreiras como instituidor, as Misericórdias foram sendo erigidas por vocação canónica para cumprimento das diversas obras espirituais e corporais, fundamento base para o trabalho diário das Santas Casas da Misericórdia, promovendo sempre em prol dos mais desfavorecidos a proteção espiritual e corporal sob as suas diversas formas.
Resultando assim a constituição das diversas Misericórdias ao longo do território de Portugal, entre as quais a Santa Casa da Misericórdia do Cadaval de acordo com a sumula da cronologia de factos que a seguir se anunciam desde a sua constituição até a presente data.
CRONOLOGIA
Na Quinta do Brigadeiro, Freguesia de S. Tomé de Lamas, do Concelho do Cadaval, o Padre José Inácio Pereira, redige pelo seu próprio punho, o seu testamento, através do qual lança as bases fundamentais desta Santa Casa doando diversos bens.
É fundado o Hospital da Nossa Senhora da Conceição, em estreita obediência ás disposições testamentárias do Padre José Inácio Pereira, falecido a 18 de julho de 1924.
É inaugurado o Hospital da Nossa Senhora da Conceição, em estreita obediência ás disposições testamentárias do Padre José Inácio Pereira, falecido a 18 de julho de 1924, embora só aberto ao público em 1 de janeiro de 1927.
Desenvolvendo a sua actividade a partir do Hospital da Nossa Senhora da Conceição, a Santa Casa da Misericórdia do Cadaval adquire personalidade jurídica enquanto Associação constituída na Ordem Jurídica Canónica por tempo ilimitado, tendo os seus Estatutos sido aprovados e publicados no Diário do Governo nº145 -II Série, de 26 de junho de 1930.
É adquirida a então Farmácia “Cristóvão”, hoje Farmácia da Misericórdia.
O Benemérito Júlio Máximo Pereira da Silva, no seu testamento, doa á Santa Casa da Misericórdia do Cadaval, prédios rústicos que, na sua globalidade, totalizam 80 hectares, sendo, por esse facto, criada a “Casa Agrícola” da Instituição.
Inicio da valência Lar de Idosos, com 14 utentes e 5 funcionárias, e celebração do 1º Acordo com o Instituto da Família e Acção Social.
A Santa Casa da Misericórdia do Cadaval, através dos Decretos Lei nº704/74, de 07 de dezembro e 618/75, de 11 de novembro, é “Espoliada” do Hospital.
É criada e integrada na Instituição, a valência de Jardim de Infância, em instalações alugadas, com um total de 25 crianças e 2 funcionárias.
Dá-se início à valência do Centro de Dia.
A Instituição é inscrita, com registo definitivo, no Livro das Irmandades das Misericórdias, conforme o Regulamento das Instituições Particulares de Solidariedade Social, aprovado pela portaria nº778/87, de 23 de julho, e através da qual foi reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.
São inauguradas, pelo então Ministro do Trabalho e Segurança Social, Engº Luís Fernando Mira Amaral, as nossas instalações do “Lar e Centro de Dia Nossa Senhora da Conceição”
Aprovação dos Actuais Estatutos, com base no Decreto – Lei nº119/83 Lei de Bases que regulamenta as normas de funcionamento das Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Celebração de acordo, com a Segurança Social, para início da valência Creche e Jardim de Infância, em instalações remodeladas e adaptadas, para 70 crianças e 9 funcionárias.
Início da actividade de Apoio Domiciliário, com 4 utentes e 1 funcionária.
Celebração de Protocolo com o Governo Civil de Lisboa, para entrega de leites dietéticos (materno-infantil), à população do Cadaval em situação de carência.
Abrangência da População infantil, às freguesias limítrofes do Concelho das valências de Creche e Jardim de Infância, através de transporte próprio da Santa Casa da Misericórdia.
Celebrados os contratos de arrendamento de vivendas unifamiliares, construídas pela Santa Casa da Misericórdia do Cadaval, com famílias da Freguesia do Cadaval em situação de carência.
Início das obras de ampliação para Centro de Dia e para a Sala de Estar e de Convívio do Lar de Idosos.
Início da Valência Atividades de Tempos Livres, para crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos.
Início do Serviço de Radiologia – Eco tomografia, exames auxiliares de diagnóstico (Ecografia – Doppler).
Extensão do Serviço de Apoio Domiciliário às freguesias limítrofes.
Abertura de mais uma sala ATL com capacidade para 25 crianças.
Criação da resposta social Ação Social protocolo com o ISS.
Reinstalação dos Serviços Administrativos e Ação Social em novas instalações.
Criação do serviço Rendimento Social de Inserção RSI protocolo com o ISS.
Reinstalação da Farmácia com instalações remodeladas.
Criação da Ludoteca serviço de apoio às famílias.
Inauguração do edifício “Maria Violeta” composto por apartamentos destinados a residência permanente de idosos autónomos.
Remodelação do serviço de Ação Social para Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) através de candidatura ao RLIS.
Inicio da atividade de Alojamento Local (AL) em dois apartamentos do edifício “Maria Violeta”.
Inicio do Protocolo de Colaboração com Município do Cadaval para execução dos Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social/SASS e do Rendimento Social de Inserção/RSI em resultado do processo de transferência de competências do estado da área social do estado para os municípios.
Inicio da obra de construção de duas novas respostas sociais um Centro de Atividades e Capacitação para Inclusão/CACI com Lar Residencial/LR.