3ª Idade
3ª IDADE
- +351 262 699 188 (Chamada Rede Fixa Nacional)
- +351 969 801 687 (Chamada Rede Móvel Nacional)
- +351 962 754 981 (Chamada Rede Móvel Nacional)
Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI)
Nª Sr.ª da Conceição
Trata-se de uma resposta social que tem como objetivo garantir o alojamento coletivo permanente para pessoas com autonomia ou em situação de perda de independência onde o Utente pode beneficiar e dispor da intervenção de equipas técnicas multidisciplinares, constituídas por profissionais experientes nas áreas da saúde e do acompanhamento que proporcionam apoio social todos os dias do ano as 24 horas do dia.
Esta resposta social é baseada no espírito e cultura institucional da Santa Casa da Misericórdia, tem por missão proporcionar aos seus Utentes um ambiente familiar que visa contribuir para a sua estabilização, autonomia e estimulação do envelhecimento ativo e integração social.
Neste propósito são adotadas um conjunto de práticas e objetivos de trabalho que procuram garantir qualidade dos serviços prestados aos utentes e promover o bem-estar nas suas diferentes vertentes, nomeadamente no apoio diário no combate à solidão e supervisão permanente.
- Assegurar um atendimento individual e personalizado em função das necessidades específicas de cada pessoa, promovendo o respeito pelos seus direitos.
- Promover a dignidade da pessoa e oportunidades para a estimulação da memória, do respeito pela história, cultura, e espiritualidade pessoais e pelas suas reminiscências e vontades conscientemente expressas.
- Promover o envolvimento ativo dos Utentes, Famílias e ou Representantes com vista a otimizar a gestão da resposta social, criando condições que permitam preservar e incentivar a relação intrafamiliar
- Contribuir para a estimulação de um processo de envelhecimento ativo.
- Contribuir para a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar.
A E.R.P.I. Nª Srª da Conceição tem uma capacidade para 64 Utentes e dispõe de Acordo de Cooperação com o Instituto da Segurança Social, IP.
Centro de Dia
O Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia da Cadaval é uma resposta social destinada a pessoas idosas que, proporciona, em horário diurno, um conjunto diversificado de serviços e atividades de desenvolvimento pessoal tendentes ao bem-estar do utente e ao seu equilíbrio emocional e físico e de apoio à respetiva família.
Destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos ou ainda a indivíduos que, não tendo a idade mínima anunciada se encontrem em situação de carência ou disfunção social, que possa ser minimizada através de todos ou alguns dos serviços prestados pela resposta social de Centro de Dia.
São realizadas as seguintes atividades:
- Atividades Socioculturais
- Atividades Lúdico-Recreativas
- Atividades de Gerontomotricidade
- Passeios
- Atividades no exterior organizadas em regime aberto que visem a estimulação cognitiva dos Utentes
O Utente pode usufruir diariamente dos seguintes serviços:
- Refeições (Pequeno-almoço, almoço e lanche), com respeito pelas suas dietas e conforme prescrição médica
- Cuidados de higiene pessoal
- Organização e administração de fármacos
- Apoio psicossocial em articulação com os serviços de saúde locais, quando necessário e de acordo com a disponibilidade do Utente.
O Centro de Dia tem uma capacidade para 40 Utentes e um Acordo de Cooperação com o Instituto da Segurança Social, IP
Serviço de Apoio Domiciliário (SAD)
A resposta social do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio dos Utentes ou das suas Famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporariamente ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades de vida diária dos Utentes.
A resposta social do SAD visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos Utentes utilizadores, sendo prestados cuidados individualizados e estimulantes necessários à melhoria das condições de vivência na sua habitação respeitando sempre as suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas.
O SAD visa contribuir para a permanência dos Utentes no seu meio habitual de vida, retardando ou evitando o recurso a estruturas residenciais.
O SAD tem atualmente uma capacidade para 45 Utentes e um Acordo de Cooperação com o Instituto da Segurança Social, I.P.