Infância
- Creche e Jardim de Infância “As Pintinhas”
- Contactos: Morada Rua Padre José Inácio Pereira, 40
Telefone:
26 269 69 30
Telemovel:
96 980 16 18
e-mail:
infancia@scmcadaval.org.pt
Funcionamento Geral Da Resposta
Objectivos Gerais
As Pintinhas procura organizar-se como uma comunidade educativa, ou seja, funcionar numa dinâmica participativa: Educadores, Direcção e restantes funcionários, crianças, pais (famílias) e meio envolvente.
Procuramos criar as condições necessárias para que as crianças se desenvolvam harmoniosamente, criando um ambiente equilibrado e estável de forma a que estas, cresçam felizes e seguras e para que consigam abordar com sucesso as etapas futuras. Não esquecendo nunca que todas as aprendizagens se fazem de forma lúdica, onde o brincar é fundamental.
Toda a equipa planeia o seu trabalho e avalia o processo e os seus efeitos no desenvolvimento das crianças, adoptamos uma pedagogia organizada e estruturada, baseada em práticas com sentido para as crianças, valorizando o carácter lúdico de que se revestem todas as aprendizagens, de modo a que as crianças sintam prazer de aprender.
A criança desenvolve-se num processo de interacção social, desempenhando um papel activo na construção do seu desenvolvimento e aprendizagem, por isso é fundamental partir do que as crianças sabem, da sua cultura e saberes próprios.
O bem estar e segurança dependem também do ambiente educativo, em que a criança se sente acolhida, escutada e valorizada, o que contribui para a sua auto-estima e desejo de aprender. Um ambiente em que se sente bem porque são atendidas as suas necessidades psicológicas e físicas, é o que procuramos construir.
O contexto institucional deve organizar-se como um ambiente facilitador do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças. O tempo, o espaço e a sua articulação deverão adequar-se às características do grupo e necessidades de cada criança. Temos em vista a plena inserção da criança (futuro adulto) na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.
Objectivos específicos: (Finalidades Educativas)
- Garantir a Qualidade;
- Respeitar a Individualidade de cada criança;
- Promover o desenvolvimento integral e harmonioso da criança, de forma a incentivar a curiosidade, o espírito crítico, estimular a criatividade, partindo do pressuposto – Aprender Brincando;
- Promover a auto-estima e a autoconfiança;
- Partir do que a criança sabe para novas aprendizagens;
- Incentivar a participação das famílias no processo educativo, de forma a tornar a escola um prolongamento da família;
- Estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade;
- Conhecer e conviver com a diferença;
- Valorizar capacidades específicas e talentos diversificados, sem requerer de todos exactamente o mesmo;
- Preparar para desempenhos múltiplos;
166347d5-5bd0-4406-94ef-cd00f66d30ba- Gerir a resolução de problemas e de conflitos, ressalvando valores consensuais das diferentes Culturas;
- Promover o conhecimento mútuo, a estima responsável e a cordialidade cívica;
- Sabermos expressar e conhecermos os nossos sentimentos, afectos e emoções;
- Perceber as emoções das crianças e as suas próprias;
- Reconhecer a emoção como uma oportunidade de intimidade e orientação;
- Ouvir com empatia e legitimar os sentimentos da criança;
- Ajudar as crianças a verbalizar as emoções;
- Impor limites e ajudar a criança a encontrar soluções para os seus problemas.
A Mensalidade inclui os seguintes serviços:
- Permanência na escola por um período de 9,45 horas diárias - das 7,45 às 17,30 horas;
- Permanência no equipamento onze meses e meio, no período compreendido entre 1 de Setembro e 14 de Agosto.
- Material escolar e equipamento didáctico e lúdico;
- Seguro de acidentes pessoais para as crianças;
- Expressão Corporal a partir de 2 anos leccionado por Terapeuta Ocupacional
- Inglês a partir dos 3 Anos, leccionado por professor(a) de inglês;
- Actividades de carácter cientifico (física e química) – Ciência Divertida, leccionada por técnicos qualificados;
- Refeições, com ementas elaboradas por Nutricionista;
- Actividades e passeios temáticos comparticipados
- Chapéus-de-sol
Serviços facultativos, não incluídos na mensalidade base
- Extensão do horário até um máximo de 11,45 horas por dia;
- Bibes e calções de banho;
- Dietas Especificas;
- Colónia de Férias;
- Serviços Complementares de 16 a 31 de Agosto.
Horário de Funcionamento e lotação da Creche e Jardim de Infância :
Horário de Funcionamento da Instituição |
Abertura: 07:45 horas
Encerramento: 19:30 horas |
Lotação da Creche |
58 crianças |
Lotação do Jardim de Infância |
75 crianças |
3e0520d0-be6c-4a27-9284-33e44b1dec01O horário normal de funcionamento da Instituição é das 07:45 às 17:30 horas, após é considerado prolongamento.
Salas
Creche - Salas |
Nº Crianças |
Idade |
Berçário |
8 |
3 meses/12 meses |
Sala 1 Ano |
10 |
1 ano/2anos |
Sala 1 Ano |
10 |
1 ano/2anos |
Sala 2 Anos |
15 |
2 anos/3 anos |
Sala 2 Anos |
15 |
2 anos/3 anos |
J.I. - Salas |
Nº Crianças |
Idade |
Sala 3 Anos |
25 |
3 anos |
Sala 4 Anos |
25 |
4 anos |
Sala 5 Anos |
25 |
5 anos |
A Equipa Técnica
A Instituição tem 24 funcionários:
- 7 Educadoras, sendo uma delas Coordenadora Pedagógica;
- 1 Educadora Social;
- 1 Animadora Sócio-Cultural;
- 1 Técnica de Informação Especial e Reabilitação;
- 12 A. Acção Educativa;
- 2 Auxiliares – Copa;
- 1 Auxiliar de Limpeza;
- 1 Encarregada de Sector.
Direcção
A Direcção das Pintinhas é efectuada pela Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia do Cadaval.
Coordenação
A Coordenação das Pintinhas está entregue a uma Educadora.
Assim compete-lhe:
- Ser a co-responsável pela construção de uma equipa escolar coesa e convicta da viabilidade operacional das prioridades consensualmente assumidas e formalizadas na proposta de trabalho da Instituição;
- Ser o elo entre alunos, famílias, educadores, pais e direcção;
- Elaboração dos projectos;
- Integração do corpo docente;
- Fornecer o material necessário às salas;
- Gerir tudo o que acontece na Instituição para melhor servir as crianças e suas famílias em cooperação com toda a equipa;
- Inscrever as crianças que pretendem frequentar a Instituição em conjunto com a Educadora de sala;
- Coordenar toda a acção educativa;
Educadoras de Infância
As educadoras de infância da Instituição desempenham as seguintes funções:
- Elaborar o projecto pedagógico de sala;
- Ser responsável pela sala;
- Organizar e explicitar os meios educativos adequados de acordo com o desenvolvimento integral da criança;
- Acompanhar a evolução da criança e do grupo;
- Estabelecer contactos com os pais no sentido de obter uma acção educativa integrada;
- Programar todas as actividades individuais e de grupo;
- Elaborar um plano semanal;
- Zelar pelo bem estar das crianças;
- Acompanhar o grupo durante as rotinas, alimentação, higiene e repouso;
- Assegurar a articulação entre as várias salas;
Auxiliares de Acção Educativa
As auxiliares de Acção Educativa têm como funções:
- Participar nas actividades educativas, auxiliando a educadora;
- Assegurar a limpeza e o bom estado da sala e da Instituição em geral;
- Assegurar os tempos de prolongamento;
- Acompanhar o grupo durante as rotinas
Instalações.
Tipo de Edifício:
Edifício adaptado para o efeito.
Descrição sumária do espaço interior e exterior:
Edifício de dois andares e dois espaços exteriores um para a Creche e outro para o Jardim de Infância e ATL.
A Instituição dispõe de:
Rés do Chão:
- Hall de entrada;
- 2 Refeitórios;
- Copa;
- Sala polivalente;
- Zona húmida;
- W.C. dos adultos;
- 2 wc’s das crianças;
- 2 arrumações;
- 1 sala (3 anos).
No primeiro andar:
- Sala de reuniões;
- 5 Salas de creche;
- 2 W.C. para as crianças;
- 1 W.C. para adultos;
- 2 Salas polivalentes;
No edifício 2:
- 2 salas de Jardim de Infância.
- 3 wc’s para as crianças.
- Refeitório.
- Sala polivalente
Espaço Exterior:
- 1 Espaço exterior para Creche;
- 1 Espaço exterior para J.I.